No Brasil, há dois sistemas construtivos predominantes: o sistema convencional, com estrutura de concreto armado, e a alvenaria estrutural. Tanto a alvenaria convencional, quanto a estrutural têm prós e contras.

A Estrutura Convencional de concreto armado é o sistema mais utilizado no Brasil tanto para casas quanto para apartamentos, funciona como uma espécie de “esqueleto” da obra, as paredes apenas fecham os vãos entre os pilares e as vigas da construção.

Um ponto positivo para a estrutura convencional é a valorização da estética, da iluminação e da ventilação de uma obra, pois o fato de que os tijolos apenas preenchem os vãos entre colunas e vigas, não tendo a função de “manter a obra em pé”, é possível fazer janelas maiores e espaços mais arejados e amplos dentro da construção. A questão da forma também deve ser considerada. O sistema convencional nos dá a liberdade para projetar.

O tempo de execução das obras feitas por meio da estrutura convencional costuma ser mais longo, e há uma discussão entre os profissionais da área sobre o desperdício de material desse sistema construtivo.

Esse sistema nos permite trabalhar no projeto sem limitantes, como a altura do edifício. Além do que, as construções são atemporais, pois podem ser realizadas reformas: retirar paredes, mudar ou acrescentar tomadas e interruptores, etc.

ALGUNS PROJETOS

image

Edifício Ingo Hering

Incorporadora Melchior Barbieri
Blumenau/SC

image

Edifício Vivaz 210

MSI Construtora e Incorporadora LTDA
Blumenau/SC

image

Edifío Skyline Garden

Batestal Imóveis Ltda
Blumenau/SC