No Brasil, há dois sistemas construtivos predominantes: o sistema convencional, com estrutura de concreto armado, e a alvenaria estrutural. Tanto a alvenaria convencional, quanto a estrutural têm prós e contras.

A função básica de uma alvenaria comum (parede) é a vedação (ou fechamento), enquanto que a Alvenaria Estrutural substitui dois principais sistemas de uma construção: a estrutura de concreto armado e os fechamentos de alvenaria. Portanto, na Alvenaria Estrutural as paredes da edificação são também a estrutura que suporta todas as cargas.

Podem ser utilizados blocos (tijolos) de concreto ou de cerâmica. Estes blocos são feitos para resistir cargas elevadas, diferente dos tijolos comuns que tem a função apenas de fechamento de parede.

A grande vantagem da utilização da alvenaria estrutural é a inexistência de montagem de formas (caixaria) e dobra de armaduras para vigas e pilares, o que gera menor tempo de execução da obra. Como as paredes não podem ser rasgadas todas as tubulações devem passar por fora da parede ou por bloco hidráulico, eliminando o trabalho de cortar paredes e fechá-las com argamassa.

Nem todas as obras podem ser encaixadas neste sistema devido às limitações inerentes ao processo. As lajes devem ter vãos pequenos o que corresponde a cômodos menores do imóvel. As aberturas (janelas) também tem limitação de tamanho. Nenhuma parede poderá ser removida, pois se trata do “pilar” da edificação.

Na alvenaria estrutural a obra torna-se mais industrializada, já que as paredes formam um “lego” de montagem. Sem as caixarias a obra fica sempre limpa.

Essa industrialização torna a alvenaria estrutural uma construção mais rápida.

partner image

partner image

ALGUNS PROJETOS

image

Magnus Park Residence – 2 Torres

Frechal Construções e Incorporações Ltda
Blumenau-SC

image

Residencial Apolo

Construtora Cidade Bela
Toledo/PR

image

Nova Limeira Home Village – 32 torres.

MFG Construtora e Incorporadora Ltda
Brusque-SC